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7 dicas para o medo de falar em público

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Posted on abril 28, 2017

SETE Dicas para acabar com o MEDO de falar em público:

Após vencermos um desafio, sempre temos a sensação de que nem era assim tão grande como imaginávamos. Porque será que nosso psicológico insiste em nos fazer acreditar que as coisas são mais difíceis antes de as realizarmos? Isso geralmente acontece porque temos a tendência natural da autopreservação. Então é mais seguro não fazermos do que arriscarmos e não termos sucesso. Dificilmente pensamos nos benefícios após passarmos pelo desafio. O nosso cérebro nos faz ver a barreira primeiro, antes de imaginarmos o que está atrás do muro.

Preparei aqui 7 dicas para superar o MEDO de falar em público:

1 – Postergar só aumenta o mostro que fazemos em nossa mente

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje! Quanto mais tempo passar, seu cérebro colocará mais empecilhos. Até priorizando outras coisas no intuito de lhe proteger de um possível insucesso. Afinal, só de imaginar que sua voz pode falhar, já seria um motivo para não tentar. Realizando logo a apresentação, você verá que é tão difícil assim.

2 – Não busque a perfeição. O ótimo é inimigo do bom

Ficamos imaginando a apresentação perfeita e nem a boa conseguimos fazer. Fazer algo é sempre melhor do que não fazer nada. Se convença de que não existe o perfeito. Sempre podemos melhorar. Então, a cada apresentação sua, melhor será o resultado. Pratique!

3 – Sempre arrume pequenos desafios. A oportunidade é a gente que faz

Temos a ilusão de que as oportunidades aparecerão por si ou pelo acaso. Na verdade, nós que criamos condições para que as oportunidades apareçam. E ainda assim, precisamos ter a atitude de arriscar para aproveitá-las. Então, sempre que possível, faça uso da palavra. Seja no jantar com a família, na piada para os amigos no bar ou na reunião com os colegas na empresa.

4 – Repita um pensamento positivo. Acreditar lhe deixa em um ESTADO poderoso de recurso

Já ouviu falar em mantras? São frases que podemos mentalizar antes das apresentações. É um “instrumento para conduzir a mente”. Assim ocupamos nosso cérebro com algo poderoso. Eu prefiro repetir algo que eu conheça o significado. Eu sempre tento me imaginar indo bem do que prevendo um desastre.  Pense: “minha fala vai ajudar outras pessoas. Eu sei o motivo pelo qual estou aqui” E é bom que você saiba mesmo. (risos)

5 – Desenvolvemos autoconfiança quando corremos pequenos riscos calculados

Levantar após uma queda já é uma demonstração de força. Arriscar novamente é uma escolha de cada um de nós. Eu sempre insisto em nos prepararmos mais antes de tentar novamente. Desta forma, minimizamos os riscos de nova queda. Falar em público exige treino. Ensaiar, gravar e se assistir é fundamental. A maioria vai no improviso sem nunca ter praticado UMA ÚNICA VEZ. Qual a chance de dar certo? NULA! Até os maiores artistas ensaiam e treinam exaustivamente.

6 – Espelhe-se em acertos, nunca em fracassos

Tem gente que gosta de ficar assistindo vídeos de tombos. Até se for o seu próprio tombo, depois de um tempo fica engraçado. Mas seu cérebro recobra tal situação todas as vezes que você a revê. Sendo assim, eu sempre faço uma seleção dos melhores momentos das minhas apresentações e me espelho neles. Literalmente. Não deixo de saber das fraquezas para melhorá-las. Mas repetir e melhorar tudo o que já ficou bom é sempre melhor do que ficar revivendo momentos trágicos.

7 – Contar uma história é sempre melhor

Quando lembramos de uma história para contar, nosso cérebro conecta os fatos de forma tal que é quase impossível esquecermos alguma parte. A melhor disto é que a nossa apresentação se torna interessante para o público. Se a nossa trama ainda tiver um vilão, uma vítima e um herói aí é sucesso garantido. Saiba que qualquer assunto, por mais técnico que seja, pode ser contado em forma de história. Steve Jobs fazia muito isso.

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Um forte abraço e sucesso em suas apresentações!


About the Author

Assessoria Corporativa para equipe de vendas com treinamentos focados em apresentações e prospecção de novos clientes. Atua com Mentoring para executivos em posição estratégica orientando a comunicação para resultados de excelência. Professor e Consultor de Marketing


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